I PRÊMIO ESSENCIAL DE CONTROLE SOCIAL (2023)

II Prêmio Essencial de Controle Social

O II Prêmio Essencial de Controle Social, realizado pela Controladoria-Geral do Distrito Federal, teve o intuito de estimular estudantes universitários a refletirem sobre a importância do acesso à informação para o exercício do controle social. Após essa reflexão, os estudantes elaboraram artigo com o tema: “10 anos da Lei de Acesso à Informação no Distrito Federal”.

Se inscreveram 26 estudantes de ensino superior do Distrito Federal, incluídas quaisquer áreas de graduação, nos graus acadêmicos de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo. E, estudantes dos cursos técnicos em serviço público e em administração.

Os três melhores artigos avaliados receberam premiação em dinheiro, sendo quatro mil reais o primeiro lugar, três mil reais o segundo colocado e dois mil reais o terceiro.

Universitários recebem Prêmio Essencial da Controladoria do DF

Universitários recebem Prêmio Essencial da Controladoria do DF</figcaption></figure>
<p style= Participantes ganharam troféus e R$ 9 mil em premiações de artigos escritos sobre os dez anos da Lei de Acesso à Informação no DF

“Neste ano celebramos os dez anos de vigência da Lei de Acesso à Informação no DF e é um momento importante para ouvirmos da sociedade o entendimento sobre a aplicação da LAI e o que ela nos trouxe nessa última década, especialmente daqueles que estão construindo e pensando o futuro”, afirmou o controlador-geral do DF, Daniel Lima.

A subcontroladora de Transparência e Controle Social da CGDF, Rejane Vaz, destacou a importância da premiação. “O Prêmio foi pensado com o objetivo de fomentar o tema Controle Social principalmente dentro das universidades. Assim a gente leva o conhecimento para pontos focais, que são aqueles que estão em processo de formação e que poderão disseminar o conhecimento adquirido para outros agentes da sociedade”, pontuou.

Elephant at sunset

Premiados

A vencedora do prêmio, Maria Patrícia Soares Tomaz, cursa Técnico em Serviço Público no Instituto Federal de Brasília (IFB) e disse que escolheu participar do prêmio por conta do tema do ano: “O assunto é muito interessante e no meu artigo eu falei sobre a transparência passiva e ativa dos órgãos”. Com o artigo O Governo do Distrito Federal e a Lei de Acesso à Informação: um direito fundamental, ela recebeu R$ 4 mil, mas destacou que “muito além do valor recebido, fica o conhecimento adquirido durante a pesquisa”.

O segundo lugar ficou para Carlos Alexandre Alves da Cunha e o terceiro, para Juscelina Carvalho Nobre de Andrade. Cada um ganhou, respectivamente, R$ 3 mil e R$ 2 mil, além do troféu Prêmio Essencial. Carlos Alexandre, universitário do curso de Direito da Faculdades Integradas – Upis, parabenizou a iniciativa da Controladoria: “O prêmio estimula o jovem acadêmico a estudar mais sobre a transparência pública e como acompanhar de perto as ações do governo”.

A estudante de Pedagogia na Universidade Católica de Brasília Juscelina Carvalhos Nobre de Andrade, que ficou em terceiro lugar, disse que a sua inscrição foi motivada pela universidade, mas que gostou muito de ter lido sobre o assunto. “Foi interessante fazer a pesquisa e descobrir que os órgãos do DF têm bastante informação sobre a Lei de Acesso à Informação. Foi bom saber que o DF está empenhado em disseminar o controle social para o cidadão”, comentou.