11/07/23 às 8h35 - Atualizado em 11/07/23 às 8h35

CGDF inova com lançamento de podcast para facilitar acesso à informação

Governo sai na frente utilizando inteligência artificial no atendimento de Ouvidoria; primeiro episódio analisa papel da I.A no atendimento ao cidadão

A praticidade do podcast, que pode ser escutado enquanto se faz outras atividades, é um dos motivos pelo qual o Brasil é atualmente o país que mais consome esse tipo de conteúdo no mundo, com 42,9% dos usuários de internet, de acordo com dados do DataReportal 2023. Diante disso, a Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) lançou, durante a abertura da 7ª Semana de Controle da CGDF, nesta terça-feira (27/6), o Controlcast, um podcast para falar sobre temas de interesse das Controladorias do País e da população. Os episódios estão disponíveis, de forma gratuita, no Spotify, no YouTube e no Soundcloud.

O controlador-geral do DF, Daniel Lima, explica que, além dos papéis já assumidos pela Controladoria-Geral do DF, todo projeto tem tido como base facilitar o acesso do cidadão às informações e ao conhecimento. “Se pegarmos todas as grandes entregas da CGDF, independentemente da área, todas estão ligadas a dar acesso e melhorar o entendimento para o cidadão. Ele precisa saber o que fazemos, como fazemos e para onde estamos olhando. Afinal, é pela população que existimos e trabalhamos”, destaca.

O primeiro episódio do Controlcast foi disponibilizado nas plataformas de áudio para todos os participantes da 7ª Semana de Controle da CGDF, que está sendo realizada no auditório da Câmara Legislativa do DF até esta quinta-feira, 29 de junho. Lá, os usuários puderam acessar e ouvir o episódio com o tema “Inteligência Artificial e seu papel no atendimento ao cidadão”. Produzido pela Assessoria de Comunicação da CGDF, o podcast é apresentado pela jornalista da CGDF, Rossana Gasparini, que entrevistou representantes da equipe que criou a IZA, a I.A. aplicada ao atendimento de ouvidoria do Governo do Distrito Federal (GDF) e que foi lançada para o público em dezembro de 2022.

“Na Controladoria do DF a gente acredita, mais do que tudo, que a informação empodera a população. Por isso temos investido nos mais diversos formatos, para que o cidadão assuma seu papel no controle social e exerça sua função de buscar informações do governo e fiscalizar as ações governamentais de forma simples e rápida, como deve ser. O podcast é esse canal que comunica de forma rápida, fácil e prática”, explica a chefe da Assessoria de Comunicação da CGDF, Lanier Rosa.

Episódio 1

O subcontrolador de Tecnologia da Informação e Comunicação da CGDF, Guilherme Modesto, e o diretor de Ciência de Dados da CGDF, Augusto Nunes, foram os convidados do primeiro episódio do Controcast da CGDF e falaram sobre como anda a atuação das I.A’s no serviço público e sobre o desafio de iniciar o projeto com recursos do próprio órgão. Eles explicaram detalhadamente como funciona o atendimento da IZA na ouvidoria do GDF e falaram sobre os benefícios que ela trouxe à população. Além disso, eles também opinaram sobre o temor do mundo com a capacidade da Inteligência Artificial e a perspectiva sobre o futuro em relação à I.A. E já tem spoiler: a IZA já diminuiu em um terço o tempo médio de registro do cidadão na ouvidoria do Governo do Distrito Federal.

Quer ouvir o episódio completo? Acesse o Controlcast – Episódio 1 – Inteligência Artificial e seu papel no atendimento ao cidadão

No comments found.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com