13/06/23 às 11h13 - Atualizado em 29/06/23 às 11h40

Participa DF alcança 81% de satisfação entre usuários

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Índices do sistema utilizado pela Ouvidoria do GDF tiveram melhora de 2022 para 2023


 
 

O Participa DF, sistema utilizado pela Ouvidoria do Governo do Distrito Federal (GDF) para atender o cidadão pela internet, está com 81% de índice de satisfação em 2023. A avaliação, que é feita diretamente por quem utiliza esse canal, teve um aumento considerável: em 2022, o sistema da Ouvidoria tinha índice de satisfação de 75%.

 

“A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) desenvolveu o Participa DF com recursos próprios e com a expertise dos servidores que atuam no órgão”, lembra o controlador-geral do DF, Daniel Lima. “Ele vem para incentivar o cidadão a participar do governo de forma ativa. Temos trabalhado para melhorar ainda mais o Participa DF para facilitar cada vez mais o acesso do cidadão ao governo. A IZA, inteligência artificial da Ouvidoria, veio justamente para prestar esse auxílio, facilitando o registro e incentivando a participação das pessoas.”

 

Este ano, os índices da Ouvidoria do GDF vêm melhorando. A satisfação com o serviço subiu de 61%, em 2022, para 72%, em 2023. Já o índice de recomendação foi de 69% para 76%. A satisfação com o atendimento subiu de 64% para 74%, e a satisfação com a resposta, de 45% para 59%.

 

A pesquisa de satisfação do serviço de Ouvidoria somente pode ser feita pelo autoatendimento na internet, e a avaliação é opcional. Nas respostas, as pessoas têm manifestado satisfação com o novo formato do canal.

 

Indicativos

 

No GDF, o serviço é executado em rede composta por 131 ouvidorias seccionais, que contam com cerca de 400 servidores atuando na resposta ao cidadão. A Rede de Ouvidorias do GDF é gerida pela Ouvidoria-Geral do Distrito Federal, unidade da CGDF.

 

A ouvidora-geral do DF, Cecília Fonseca, atenta que os indicadores encaminham elogios e sugestões com base na própria experiência. “Esses índices são dinâmicos, porque cada vez que um cidadão avalia, o percentual pode ser alterado”, aponta. “Além disso, o valor é agregado, porque atuamos de forma colaborativa e conjunta, o que significa que o desempenho de uma ouvidoria específica interfere no desempenho de toda a rede de ouvidorias”.

 

Além do Participa DF e do atendimento presencial nas ouvidorias especializadas, o outro canal da Ouvidoria é a Central 162, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h; e sábado, domingo e feriados, das 8h às 18h.

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