9/08/21 às 20h13 - Atualizado em 10/04/23 às 15h08

Painel Ouvidoria do DF é ferramenta de busca de dados para jornalistas

COMPARTILHAR

 

A plataforma disponibiliza informações interativas e em tempo real, fornecidas pelo Sistema OUV-DF

 

 

O Painel Ouvidoria do DF vem se tornando a principal fonte de informações para jornalistas e cidadãos quando o assunto são os dados disponibilizados pelas ouvidorias e seccionais do Governo do Distrito Federal (GDF), que fazem parte do Sistema de Gestão de Ouvidorias (SIGO/DF) e que trabalham em rede utilizando o sistema informatizado OUV-DF. Elaborado pelos servidores da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), o Painel é inovador. É o primeiro desse modelo a ser implementado entre os Estados brasileiros. Possui alta resolutividade e ampla gama de filtros e possibilidade de extração dos dados.

 

Ativo desde novembro de 2020, nele os jornalistas podem obter de forma rápida, fácil e instantânea, os dados sobre as manifestações recebidas com relação à vacinação contra covid-19, por exemplo, ou sobre a fiscalização relacionada ao coronavírus, como em estabelecimentos comerciais ou descumprimento de medidas de saúde pública. Com apenas um clique, já na página inicial, o jornalista vai saber o número de manifestações registradas ao longo deste ano e os temas mais demandados pelo cidadão. Todos esses dados são obtidos em tempo real, já que o Painel é conectado ao Sistema de Gestão de Ouvidorias do Distrito federal – OUV-DF.

 

As informações disponibilizadas são interativas e o Painel é autoexplicativo, com resumo de cada um dos itens logo abaixo da coluna vertical acima da página. Não é preciso fazer login ou se identificar de qualquer forma para ter acesso aos dados, que podem ser extraídos/baixados e armazenados. Todos os gráficos e documentos possuem ícone do lado direito que possibilita fazer a extração. O Painel é também acessível, visto ser possível a mudança de cor para claro ou escuro facilitando a visualização para aqueles que possuem algum tipo de deficiência visual.

 

Saiba como pesquisar informações no Painel Ouvidoria

 

Na página inicial, há uma coluna vertical à esquerda da tela e uma horizontal acima da tela. No centro, é possível visualizar um mapa do Distrito Federal dividido por regiões administrativas, em que, com um clique, já é possível saber a quantidade de demandas por região. Logo abaixo, o jornalista encontra a categoria “Assuntos mais solicitados” pelo cidadão do DF.

 

Além dos assuntos mais solicitados, há ainda, abaixo do mapa do DF, outros gráficos que mostram a classificação das demandas, os indicadores de ouvidoria – satisfação com o atendimento, com a resposta e com o sistema informatizado – e a resolutividade, indicador de gestão que mede a percepção do cidadão sobre as providências adotadas pelas pastas envolvidas na demanda. Há ainda gráficos informando as formas de entrada das manifestações e a quantidade de demandas por região administrativa.

 

No site também é possível ser direcionado ao sistema Ouv-DF em caso de necessidade de algum registro.

 

Conheça o Painel – www.painel.ouv.df.gov.br.

 

 

Fonte: Portal CGDF – Publicado em 15/07/21 às 11h08

No comments found.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com