20/05/22 às 7h43 - Atualizado em 10/04/23 às 14h58

Conselho de Transparência e Controle Social do DF empossa novos conselheiros

COMPARTILHAR

A primeira reunião ordinária definiu também o calendário para as próximas reuniões

 

O Conselho de Transparência e Controle Social do DF (CTCS), órgão consultivo vinculado à Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), empossou nesta quarta-feira (11) os conselheiros nomeados por meio do edital de chamamento público, publicado no Diário Oficial do DF (DODF) no dia 31 de dezembro de 2021. O CTCS é presidido pelo controlador-geral do DF, Paulo Wanderson Martins, e composto por 16 membros, sendo oito representantes da sociedade civil e oito do governo. O objetivo do Conselho é sugerir e debater medidas de aperfeiçoamento da transparência, do controle social e do acesso à informação pública no DF.

 

Após as apresentações dos novos empossados, o controlador-geral do DF e presidente do CTCS, Paulo Wanderson Martins, deu as boas-vindas aos presentes e destacou que a nova formação é uma oportunidade democrática para a participação de novas organizações. O chamamento público foi realizado por meio de edital. “Vocês são os novos ingressantes. Para nós é como oxigênio no Conselho. Acredito que as discussões que a gente trava aqui vão acrescentar e muito para a transparência das informações e para o controle social do Distrito Federal e que a visão de vocês, que estão chegando, acrescentará e muito nesse trabalho”, pontuou o presidente do Conselho.

 

O novo conselheiro, Pablo Cesário, representante do Instituto Péricles de Políticas Públicas (IP3), agradeceu a oportunidade e se colocou à disposição do Conselho para combater a corrupção e disseminar a transparência no DF. “Aqui pretendo trazer uma perspectiva da pesquisa na área de combate à corrupção e pretendo sugerir proteção ao ‘co-denunciante’ e regulação da relação privado-pública”, explicou Cesário.

 

Um dos conselheiros empossados, Hélio Queiroz, representante da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), participou do Conselho por duas gestões e destacou as ações que foram realizadas de lá para cá: “Tenho sempre acompanhado as mudanças que têm sido feitas no sistema, principalmente de transparência. Hoje nós temos um sistema muito melhor, mais transparente. O cidadão está conseguindo mais informações sem muito subterfúgio”.

 

A reunião também definiu a data dos próximos encontros. De acordo com a decisão elas serão realizadas toda segunda quarta-feira de cada mês. Sendo a próxima no dia 8 de junho, às 10h. As reuniões são transmitidas pela TV Controladoria DF, no Youtube e ficam disponibilizadas para a sociedade acompanhar.

 

Confira a lista completa dos membros do Conselho de Transparência e Controle Social do DF.

No comments found.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com