9/05/22 às 11h52 - Atualizado em 10/04/23 às 15h02

CNS ministra aula sobre controle social para a gestores, técnicos e conselheiros de Saúde

O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, participou nesta quinta (10/10), da gravação de uma aula do Curso de Atualização em Planejamento e Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) com a utilização do DigiSUS Gestor – Módulo Planejamento (DGMP). O curso foi promovido pelo Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa, do Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Fortalecimento da Gestão dos Instrumentos de Planejamento do SUS (CGFIP).

A atividade é um curso de curta duração, desenvolvido em parceria com a Escola de Aperfeiçoamento do SUS (EapSUS) do Distrito Federal. O público principal são gestores, técnicos e conselheiros de saúde estaduais e municipais, que estão sendo convocados a participar. De acordo com Pigatto, participar do projeto é fundamental para ampliar o debate sobre controle social.

“A oportunidade de poder representar o Conselho Nacional de Saúde neste curso é importante porque insere o debate do controle social e faz com que a gente tenha o destaque necessário que merece, na relação, inclusive, com as gestões, federal, estaduais e municipais como um todo no país. Esperamos que a contribuição, nesta iniciativa, aconteça outras vezes, para que possamos desenvolver mais conteúdos”, afirmou.

Durante sua explanação, Pigatto apresentou o papel dos Conselhos de Saúde dentro da estrutura do SUS, sobretudo como oriundos de uma luta social pela redemocratização do Estado brasileiro. Para o presidente do CNS, o controle social é uma garantia das cidadãs e cidadãos ao direito à saúde pública.

Veja os slides da aula apresentada pelo CNS

No comments found.