10/08/21 às 0h24 - Atualizado em 10/04/23 às 15h04

Em 22 anos, Ouvidoria-Geral do DF vem se tornando cada vez mais tecnológica

COMPARTILHAR

 

Na semana de aniversário da Ouvidoria e do Sigo-DF, veja o que a CGDF tem feito para modernizar os serviços

 

 

Criada em 1999, a Ouvidoria-Geral do Distrito Federal, da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), completa 22 anos de atendimento ao cidadão. Nesse período, foram diversas as iniciativas para tornar o serviço mais moderno, tecnológico e de fácil acesso, a começar pela implementação do Sistema de Gestão de Ouvidoria do DF (Sigo/DF), criado em 2012 (Lei nº 4.896/2012) e que completa oito anos esta semana.

 

O SIGO melhorou o atendimento ao cidadão, modernizou a gestão pública e incentivou a participação popular. Com ele, todas as ouvidorias do Governo do Distrito Federal trabalham em conjunto, se tornando o principal canal de comunicação entre o cidadão e o Governo e promovendo melhorias no serviço público.

 

Com a tecnologia, foi possível padronizar o procedimento de todas as 136 ouvidorias dos órgãos e entidades do Distrito Federal. Hoje, são quase 400 servidores trabalhando no atendimento ao cidadão por meio da Ouvidoria.

 

“O cidadão brasiliense já reconhece a Ouvidoria como o canal oficial de contato com a administração pública. Isso é fundamental para o Governo do Distrito Federal, pois é a população que sabe exatamente onde estão os principais problemas da nossa cidade e, por meio da Ouvidoria, pode participar do Governo fazendo sua manifestação e buscando as soluções e melhorias para o DF”, ressalta o controlador-geral do DF, Paulo Martins.

 

Atualmente, a CGDF disponibiliza diversos meios para que o cidadão acesse os canais de ouvidoria. O mais utilizado, com 48,8% dos acessos, é o Sistema OUV-DF – www.ouv.df.gov.br. Nele, o interessado pode fazer uma manifestação a qualquer hora do dia ou da noite, durante a semana, finais de semana e feriados. Com o Sistema OUV-DF, todas as manifestações recebidas pelos órgãos integrantes do SIGO-DF são classificadas, registradas, tratadas e respondidas, tudo de modo informatizado.

 

O acesso pode se dar também pela Central de Atendimento 162, que funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 21h e nos finais de semana, das 8h às 18h. O contato pode ser ainda presencial. Nesse caso, deve ser checado, junto ao órgão ou entidade de interesse, o horário de atendimento presencial da Ouvidoria.

 

Robô IZA

Como parte do processo de modernização tecnológica do serviço de Ouvidoria do GDF, a Controladoria-Geral do DF lançou, em maio deste ano, a Robô IZA, de inteligência artificial. Com ela, as demandas de Ouvidoria recebidas pelo Sistema OUV-DF – www.ouv.df.gov.br – serão automaticamente analisadas e reclassificadas. Ao perceber que o relato do cidadão não condiz com o que ele marcou no registro, a robô vai avisar que tem algo errado e apresentar a classificação mais adequada. Isso proporcionará, em média, economia de um ano de trabalho dos ouvidores e de suas equipes, que poderão focar em outras questões.

 

Hoje, a Robô IZA está sendo treinada pelos ouvidores para que compreenda melhor as análises, unindo o conhecimento acumulado dos ouvidores à capacidade da IZA de processar informações. Em breve, a IZA, após análise do relato, fará a classificação do registro automaticamente, facilitando a participação da população e agilizando o tempo de resposta e de solução.

 

Leia mais:

Conheça a IZA, robô que vai ajudar no atendimento das ouvidorias

 

Painel Ouvidoria

O Painel Ouvidora DF é outra ferramenta moderna e inovadora, elaborada pelos servidores da CGDF. Possui alta resolutividade, ampla gama de filtros e possibilidade de extração dos dados. O Painel Ouvidoria promove transparência para os dados de todas as Ouvidorias do DF. “Além de ser uma ferramenta de gestão, já que os gestores dos órgãos e entidades podem acessar o painel e verificar quais são os assuntos de ouvidoria mais demandados pelo cidadão e que precisam de um olhar mais atento do poder público, é também uma fonte de dados para o próprio cidadão e para os jornalistas”, explica a ouvidora-geral do DF, Cecília Fonseca.

 

Leia mais:

Painel Ouvidoria do DF é ferramenta de busca de dados para jornalistas

 

Semana de Aniversário

Para celebrar os 22 anos da Ouvidoria-Geral do DF e os oito anos do SIGO-DF, a Controladoria-Geral do DF preparou uma campanha nas redes sociais, trazendo informações de fácil e rápido acesso sobre os serviços de Ouvidoria do DF. Acesse as redes sociais da CGDF e compartilhe as informações para que mais cidadãos possam participar do Governo por meio da Ouvidoria.

 

 

 

Fonte: Portal CGDF – Publicado em 26/07/21 às 14h22

No comments found.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com